Cristina Elisabet Fernández de Kirchner nasceu aos 19 de fevereiro de 1953 e é a actual presidente do maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, a Argentina.

A Chefe do Estado Argentino de 59 anos de idade fez os seus estudos primários no colégio Comercial SanMartín, Nuestra Señora de la Misericórdia e concluiu a sua educação superior na Universidade Nacional de La Plata.

Católica de religião é filha de Eduardo Fernández, descendente de galegos, e a sua mãe Ofélia Esther Wilhelm, de alemães.

Kirchner é uma política e advogada foi senadora pelas províncias de Santa Cruz e Buenos Aires, foi primeira-dama de 25 de Maio de 2003 a 10 de Dezembro de 2007 e reeleita no mesmo ano até à presente data.

Mais emprego no Governo de Kirchner

Ainda na primeira volta, com mais de 53% dos votos, a vitória eleitoral de Kirchner é considerada a maior desde o ano de 1983.

Essa vitória da Presidente aconteceu, segundo analistas, devido ao crescimento económico, à redução da pobreza, à aprovação do casamento de pessoas do mesmo sexo, ao crescimento do PIB e à criação de programas de segurança social e à criação de milhões de postos no mercado de trabalho.

A 28 de Outubro de 2007 foi eleita 55ª Presidente da Argentina, a primeira mulher eleita pelo voto directo no país, sendo reeleita em 2011 com grande vantagem ainda na primeira volta para mais quatro anos de mandato.

Cristina Fernández de Kirchner tornou-se a segunda Presidente mulher da Argentina e a primeira a ser directamente eleita como tal (Isabel Martínez de Perón foi eleita como vice presidente e tornou-se presidente após a morte de Juan Domingo Peron).

O susto do cancro da Tiróide

Kirchner também passou por momentos difíceis na sua vida. Em Dezembro de 2011, exames de rotina detectaram um suposto cancro na tiroíde.

“Vou continuar a trabalhar com o maior dos compromissos e quero agradecer tudo o que possam fazer pela Argentina, por ela é a única coisa que peço”, disse Kirchner numa cerimónia com governadores, na primeira aparição pública após o anúncio sobre o cancro, noticiou o site brasileiro EM (www.em.com.br), numa publicação de 28 de Dezembro de 2011.

Exames posteriores comprovaram que a suspeita era sem fundamento. Ficou a saber-se que o estado de saúde da Chefe de Estado não era tão grave como se pensava. Tratava-se de tumor benigno.

A Presidente casou no dia 9 de Março de 1975 com Néstor Carlos Kirchner de quem é viúva. Néstor morreu de ataque cardíaco.

É mãe de dois filhos, Máximo de 32 anos e Florência de 19 anos.

Visita a Angola

A chefe do Estado Argentino chega à Luanda no dia 17 de Maio, para uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do seu homólogo, José Eduardo dos Santos, com o objectivo de se tornar num potencial parceiro de futuro devido o crescimento económico

Programa da visita

- Encontro com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos,

- Conversações oficiais entre delegações governamentais de ambos os países, que deverão passar em revista o quadro dos memorandos assinados nos domínios económicos, científicos, tecnológicos, agro-industrial e outros instrumentos jurídicos.

- Inauguração da feira de produtos argentinos, a realizar-se na Feira Internacional de Luanda (Filda).

Mais informações sobre a feira

O Governo de Angola, a FIL – Feira Internacional de Luanda, co-organiza com o Governo da Argentina a Feira de Produtos e Sistemas Tecnológicos da Argentina, de 20 a 23 de Maio 2012, entre as 14 e as 20 horas

A Feira vai contar com a participação de 400 empresários do país latino-americano, distribuídos por 2 pavilhões, numa área total de 1800 m2, nas instalações da Feira Internacional de Luanda (FILDA).

Com objectivo de trocar, conhecer e aprofundar os conhecimentos na área das tecnologias argentinas, tendo por base um ciclo de novos produtos no mercado angolano e internacional entre profissionais do ramo e público em geral.

@ Isabel Bernardo

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.