O Ebony Live TV é o primeiro canal de entretenimento de África, foi lançado na segunda-feira, 1 de Julho, e a sua mentora promete que a programação será a "voz dos africanos e dos seus descendentes".

Mosunmola Abudu é a mulher de quem se fala. Mo Abudu, como é conhecida, é apresentadora de televisão e teve uma ideia que pretende revolucionar o mercado televisivo no continente africano.

A apresentadora pretende que o seu canal "inspire África e o resto do mundo a ver o continente com outros olhos". "Nem todas as mulheres africanas carregam madeira ou um bebé às costas", justificou a mulher que costuma ser comparada a Oprah Winfrey, em entrevista à Associated Press, citada pelo jornal Diário de Notícias.

"Nós vemos Hollywood e achamos que a América é só Hollywood. E, desse ponto de vista, é então necessário começar a vender aquilo que é bom em África", explicou ainda.

A "Oprah africana"

Mo Abudu tem 48 anos, nasceu em Londres e já é comparada à mundialmente famosa apresentadora de TV, Oprah Winfrey. É que tal como a comunicadora norte-americana, Mo Abudu também tem um programa de entrevistas semanal de sucesso chamado "Moments with Mo", no qual já entrevistou, entre outras personalidades, a antiga secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, o ex-Presidente da África do Sul e Nobel da Paz, Frederik De Klerk, o futebolista internacional inglês, Rio Ferdinand, e a estilista norte-americana, Von Furstenberg.

Mo Abudu vive em Lagos, na Nigéria, tem dois filhos (uma rapariga, de 16 anos, e um rapaz, com 10) e tem tido uma papel bastante activo na sociedade. Com o objectivo de ajudar África a desenvolver-se, Abudu lançou o projecto "Inspire África". "É um veículo através do qual os africanos e o resto do mundo vão poder apreciar a nossa cultura e as nossas conquistas. Conhecer e compreender-nos como um povo. As nossas plataformas escolhidas para tornar isto real incluem televisão, rádio, publicações, merchadising, eventos, lazer e entretenimento", pode ler-se no site oficial do projecto na internet.

Mo Abudu dedica-se também a causas sociais e integra a direcção da Junior Achievemente Nigeria, uma organização não governamental que promove o desenvolvimento de competências ligadas aos negócios entre os jovens nigerianos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.