Os benefícios do vinagre no banho

O vinagre de maçã é um dos remédios caseiros mais utilizados ao longo dos anos, no combate a potenciais problemas de pele. Veja em que situações pode beneficiar deste remédio natural e como deve aplicá-lo em cada situação.

O vinagre é usualmente conhecido como um tempero para saladas ou para refeições. Hoje em dia, o vinagre de maçã é conhecido no seu todo como um beneficio para a saúde e para a beleza, devido às suas propriedades terapêuticas e estéticas. O seu liquido é feito a partir da fermentação alcoólica de carboidrato, bem como da fermentação secundária por ácido acético. É constituído por mais de 93 componentes nutricionais, como é o caso das enzimas, aminoácidos, vitaminas, sais minerais e os seus benefícios devem-se ao facto de o seu pH ácido ajudar a equilibrar pH natural do cabelo e também da pele. Se pretender dar-lhe um uso mais eficaz, dê uma vista de olhos nas seguintes dicas e utilize-o durante o duche.

Destruição de fungos - Sendo um antifúngico e anti-bacteriano natural, o vinagre de maçã possui propriedades que ajudam a combater problemas relacionados com a pele (pois ele é capaz de combater micro-organismos que sobrevivem ao sabonete). Para conseguir acabar com os fungos (causadores de micose na pele e unhas) basta aplicar um pouco de vinagre numa esponja, esfregar bem e enxaguar com água. Em problemas de candidíase, um tratamento com vinagre pode ser bastante eficiente. A solução é colocar um copo de vinagre de maçã num recipiente com água e de seguida lavar a zona infetada, sem nunca colocar diretamente o vinagre para este que não irrite a pele. Para quem sofre normalmente de problemas dermatológicos, o vinagre faz com que a inflamação reduza e por isso, basta passar um algodão na área afetada.

Desodorizante natural - Se o seu desodorizante não estiver a surtir o efeito desejado, a solução é utilizar o vinagre de maçã. Deve passá-lo nas axilas e depois enxaguar com água, isto vai fazer com que os micro-organismos não se reproduzam na pele.

Leia mais: Banhos quentes e frios: os benefícios de cada um

Comentários