• Plano alimentar para acelerar o metabolismo

    Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso, criou um plano de sete dias que o vai ajudar a queimar mais calorias enquanto come. Veja o que deve ingerir em cada um dos dias!

  • A nova tendência do fitness é... Café com ovo cru

    A moda está a ganhar adeptos nos Estados Unidos, segundo a revista "Runners World".

  • Está a perder gordura ou músculo? Nutricionista explica segredo da dieta perfeita

    Quem quer perder peso, quer fazê-lo rapidamente e por isso procura dietas com resultados imediatos, que muitas provocam perdas de músculo e água em vez de gordura, alerta a nutricionista Graciela Moreira.

  • Aumento persistente do peso na criança melhora qualidade dos ossos

    Um estudo desenvolvido no Instituto de Saúde Pública do Porto (ISPUP) concluiu que o aumento persistente de peso desde o nascimento até aos 7 anos de idade está associado com uma melhor qualidade do osso das crianças.

    10 alimentos que provocam borbulhas na cara

    A relação entre dieta e acne é um tema polémico. A evidência científica conclui que os alimentos com um alto teor glicémico, as gorduras e o leite podem contribuir para o agravamento desta patologia. Conheça 10 alimentos proibidos se quiser ter uma pele livre de borbulhas.

  • Dieta para mulheres em processo de menopausa

    Um plano alimentar adaptado às necessidades nutricionais desta fase da vida da mulher, muitas vezes associada a um aumento de peso e ao surgimento de doenças como a osteoporose.

  • Prepare uma marmita fit

    A falta de tempo, de vontade e até de inspiração fazem com que as refeições nem sempre sejam as mais apropriadas.

  • Sabe do que são feitos estes produtos?

    Muitos produtos são comprados baseados no gosto, na qualidade, no tipo de promoções ou outros, mas nem sempre se sabe ao certo quais os componentes dos mesmos.

    7 argumentos que o vão convencer a incluir o pão na sua dieta

    Celebra-se hoje o Dia do Pão, comemoração instituída em 2000, pela União Internacional de Padeiros e Afins, para destacar a importância deste cereal, transversal a todas as refeições do dia e ligado aos hábitos alimentares de todo o mundo.

  • Alimente convenientemente os seus pulmões

    São fundamentais no processo respiratório. Saiba quais são os cuidados ao nível do estilo de vida e alimentação que deve ter para proteger e preservar este órgão vital.

  • Há quem prefira a marmelada mas o marmelo é que faz bem à saúde

    Símbolo da fertilidade desde os tempos da antiga Grécia, este fruto, muito rico em vitaminas A, C e E, tem também propriedades que combatem a anemia, o mau colesterol, a diarreia e o cansaço.

    15 alimentos detox recomendados pelos nutricionistas

    Pedimos ajuda à nutricionista Magda Roma para saber quais são os alimentos que, de facto, ajudam a purificar o organismo.

  • Capsaicina da malagueta favorece a perda de peso

    Aquilo que lhe dá o efeito picante leva também o organismo a queimar mais calorias e a eliminar gordura, confirmam vários estudos internacionais. Saiba qual é a melhor forma de a consumir.

    Frutas e legumes a consumir em outubro

    Se consumir cada alimento na época própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Estes são os vegetais e as frutas que deve preferencialmente adquirir este mês.

    25 alimentos baratos que fazem (muito) bem à saúde

    Não precisa de gastar fortunas para se alimentar convenientemente. Saiba quais são os ingredientes saudáveis que deve incluir na sua lista de compras na sua próxima ida ao supermercado.

  • Nutricionista recomenda: Deveríamos ser vegetarianos uma vez por semana, mas ter cuidado com a soja

    Com cada vez mais adeptos, a alimentação vegetariana ainda continua a suscitar algumas dúvidas. Falámos com a nutricionista Margarida Inácio, das Clínicas Viver, a propósito do Dia Mundial do Vegetarianismo, para perceber os cuidados a ter nas dietas restritivas.

  • Uvas são verdadeiras aliadas da juventude

    Para além de nutritivas, a sua riqueza antioxidante ajuda a prevenir o cancro, o envelhecimento e os problemas circulatórios. Saiba, no entanto, os cuidados a ter com a sua ingestão.

  • O açúcar mascavado é preferível ao açúcar branco?

    Muitas pessoas têm vindo a substituir o açúcar branco por outros tipos de açúcar, menos refinados, como o açúcar mascavado. Mas será esta alteração significativa na saúde? As explicações da nutricionista Ana Rita Lopes, responsável pela Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Dióspiros fazem bem aos olhos e aos ossos

    O outono é, por excelência, a estação desta fruta de sabor característico, que também melhora o aspeto da pele, combate a diarreia e a colite e ainda favorece o controlo da glicemia.

  • Batidos de frutas e vegetais: serão mesmo aliados no combate do cancro?

    Muitos são os doentes que referem consumir sumos e batidos de frutos e vegetais diariamente, considerando-os verdadeiros aliados no combate ao cancro. Mas será mesmo assim? As explicações da nutricionista Ana Rita Lopes, responsável da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • 5 razões para ingerir (mais) abóbora

    São muitos os estudos internacionais que enaltecem os benefícios deste vegetal para a saúde. A sua polpa está repleta de produtos anticancerígenos.

  • Dieta do ananás

    Perca quatro quilos num mês com as propriedades depurativas desta fruta refrescante com um plano semanal aprovado e validado por Marisa Costa, dietista no Hospital de São João, no Porto.

    10 alimentos que fortalecem a memória

    O cérebro é maioritariamente composto por gordura e água, com 100 biliões de células cerebrais (neurónios) responsáveis pelo pensamento, aprendizagem, emoções e estados de humor. Conheça as recomendações da nutricionista Carla Rodrigues Ferreira.

    20 alimentos termogénicos (e alguns temperos) que ajudam a queimar calorias mais rápido

    A termogénese é o procedimento através do qual a temperatura corporal aumenta, devido ao rápido funcionamento do metabolismo, aumentando o dispêndio calórico do organismo. Tome nota dos alimentos que ajudam nesse processo segundo os nutricionistas da Virgin Active.

  • Frango ou peru? São os dois igualmente saudáveis?

    Têm o mesmo valor energético e pouca gordura, sendo opções saudáveis e nutricionalmente semelhantes. No entanto, uma é (ainda) melhor do que a outra. Saiba qual!

  • Coma saudável, compre de forma inteligente

    Ter uma alimentação saudável começa no carrinho do supermercado.

  • Lancheiras saudáveis no regresso às aulas

    Existem três aspetos importantes que deve ter em conta quando prepara o lanche dos mais pequenos: a hora do lanche, os alimentos que vai escolher e a aparência.

  • Comer para vencer o cancro

    Sabia que um em cada três casos oncológicos poderia ser evitado com pequenas alterações na dieta? A primeira e mais eficaz medida de prevenção contra o cancro passa pelos cuidados com a alimentação.

    Frutas e legumes a consumir em setembro

    Se consumir cada alimento na época própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Estes são os vegetais e as frutas que deve preferencialmente adquirir este mês.

  • Espinafres nunca são demais

    Saborosos, versáteis e fonte de ferro, de cálcio e magnésio, ajudam a fazer a digestão, pois protegem o estômago. Um produto hortícola de inverno que se deve ingerir o ano todo.

  • Devo beber água do mar ou isso é de loucos?

    René Quinton, investigador francês, dedicou parte da sua investigação a analisar a composição da água do mar e comprovou a sua semelhança com o plasma sanguíneo. Será que esta variedade até não faz bem à saúde? As explicações e recomendações da farmacêutica Alexandra Vasconcelos.

    10 nutrientes indispensáveis a privilegiar na alimentação quotidiana

    Dê ao seu organismo as vitaminas e minerais de que ele precisa. Aqui está um guia rápido com os alimentos que lhe fornecem substâncias que podem fazer muito pela sua saúde.

  • Dieta homeopática

    Perca, pelo menos, um quilo em apenas sete dias, seguindo um regime alimentar hipocalórico elaborado com base nos princípios da homeopatia. Veja o que deve ingerir!

    As melhores escolhas de queijos

    São uma das mais importantes fontes de cálcio na nossa alimentação mas, por serem ricos em gordura saturada e colesterol, exigem cuidados. Veja as substituições e as trocas que pode fazer para ingerir menos calorias!

  • 5 frutos de verão (muito) ricos em vitaminas e minerais essenciais

    Refrescantes e doces, há quem tenha muita dificuldade em resistir-lhes. Descubra variedades da época estival que deve incluir na sua alimentação neste e nos restantes períodos do ano.

  • Camarão + vitamina C = veneno fatal?

    Consumir este marisco juntamente com alimentos ricos nesta substância pode ser prejudicial? O mito e a verdade esclarecidos por Pedro Lôbo do Vale, médico de clínica geral.

    Estes 10 alimentos são potencialmente perigosos no verão

    Com o calor os alimentos deterioram-se mais facilmente, sendo maior o risco de intoxicação alimentar. Conheça 10 alimentos que deve mesmo evitar, segundo as recomendações da nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Vacina para emagrecer foi anunciada há cinco anos

    Uma empresa norte-americana apresentou resultados promissores de um ensaio laboratorial em 2012. Entretanto, já surgiram outras, mas os testes prosseguem.

  • Chás de ervas que devem ser bebidos no verão

    Frios, com ou sem gelo, hidratam e refrescam, além de prevenir problemas de saúde. Saiba quais são as melhores opções para os dias de calor ou para os dias em que lhe apetece algo fresco.

    6 alimentos que nos fazem bem em qualquer altura do ano

    Os especialistas defendem que devemos sempre sentir prazer no ato de comer. No entanto, também devemos aliá-lo à saúde e ao bem-estar. Existem uma série de nutrientes que nos ajudam a fazê-lo.

    Estudo científico encontra primeiro defeito na dieta mediterrânica

    É boa, é saudável e sabe bem, mas um novo estudo científico garante que a dieta mediterrânica está longe de ser a dieta perfeita.

  • Sabe quantos gramas de proteína precisa por dia?

    Será que anda a ingerir mais do que aquelas que necessita? Ana Carvalhas, nutricionista, responde à pergunta. Veja também as melhores formas de a procurar.

  • Os (muitos) benefícios do figo para a saúde

    Laxante natural por excelência, o fruto da figueira pode ser consumido simples, fresco ou seco. Se tem problemas digestivos, saiba que o seu consumo regular estimula a digestão e não só.

  • Jejum intermitente está na moda. Mas emagrece? As explicações de uma nutricionista

    O jejum intermitente não deve ser encarado como uma dieta, mas como um método arriscado para perder peso. Conheça os cuidados a ter com as dicas da nutricionista Joana Bernardo, do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • O que fazer para preservar a frescura dos alimentos

    Mais de 20% das infeções alimentares tem origem em casa. As regras a seguir para garantir a segurança dos ingredientes que utiliza e dos pratos que confeciona.

  • Plano de dieta anti-celulite

    Os alimentos que a ajudam a vencer a pele casca de laranja, uma das inimigas de milhões de mulheres um pouco por todo o mundo, num menu exclusivo elaborado por uma dietista.

  • Dieta expresso

    Há alturas da nossa vida em que paramos para pensar e decidimos que temos mesmo de perder peso. Redefina a silhueta em apenas três semanas sem esforço.

    10 razões para comer (mais) maçãs

    A maior parte das pessoas ignora os benefícios deste fruto, um dos mais baratos e acessíveis, para a saúde. Além de ser rica em fibras e pobre em calorias, é uma boa fonte de antioxidantes e tem um efeito saciante, mas também previne doenças.

    Snacks para a praia e férias? Nutricionista explica o que comer

    O novo livro "Superalimentos – refeições com mais vida", da autoria da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida e editado pela "Chá das Cinco", apresenta sugestões leves e nutritivas que permitem manter um estilo de vida saudável e saboroso nas férias. Estivemos à conversa com a autora.

  • Sorvete ou gelado de iogurte?

    Há quem não lhes resista. São ambos fonte de açúcar mas, em termos calóricos, uma opção é melhor do que a outra. A dietista Simone Fernandes explica qual.

  • Bastam pequenas mudanças nos hábitos alimentares para viver mais 12 anos

    É difícil manter uma alimentação regrada a vida inteira, mas tomar pequenas decisões nas escolha dos alimentos mais saudáveis pode aumentar significativamente as hipóteses de viver mais, segundo um estudo norte-americano publicado esta quarta-feira.

    Cheiro da comida também pode fazê-lo engordar

    Um estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, assevera que o cheiro da comida atrasa o metabolismo, levando o organismo a absorver mais gordura.

  • A alface é indigesta?

    É um dos vegetais mais consumidos pelos portugueses mas nem todos os aparelhos digestivos o toleram da mesma maneira. Veja o que diz o nutricionista Miguel Ângelo Rego.

  • Como ficar em forma depois dos 40

    Cinco a dez quilos. Este é, em média, o peso que as mulheres acumulam durante a menopausa. Mas não tem de ser assim, como explica Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso.

    Psiquiatra alerta que "pais devem estar atentos a dietas restritivas"

    A anorexia atinge cerca de 1% da população, sendo que a maioria dos afetados são jovens. A forte pressão gerada pelos padrões estéticos da sociedade tem sido o motivo que justifica o aumento desta doença nos últimos anos, alerta médica.

    Frutas e legumes a consumir em julho

    Consuma cada alimento na época própria. Assim, pode aproveitar todo o seu sabor e tirar maior partido da relação qualidade/preço. Estes são os que deve preferencialmente adquirir este mês.

    8 superalimentos que deve ingerir (pelo menos) duas vezes por dia

    Existem ingredientes que, por serem muito ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes, aminoácidos essenciais e gorduras saudáveis, devem ser parte integrante da sua alimentação diária. Veja quais são e saiba porquê!

  • Sabe onde encontrar os ácidos gordos ómega de que o seu organismo necessita?

    Pedro Bastos, mestre em nutrição humana, professor assistente da Escola Superior de Rio Maior e investigador na Faculdade de Medicina da Universidade de Lund, na Suécia, responde à pergunta.

    Estas 17 comidas saudáveis (de certeza) que nunca provou

    Há um mundo desconhecido de comida saudável que devia começar a investigar e apostar. Conheça estes 17 petiscos.

  • Afinal devemos ou não excluir o glúten da nossa alimentação?

    Um estudo publicado no British Medical Journal defende que os não intolerantes não o devem banir. Um especialista português tem outra opinião.