As crianças estão sempre a magoar-se. O ideal é evitar brincadeiras perigosas.

Apesar dos riscos inerentes a esta fase de crescimento e desenvolvimento, pediatras e especialistas são unânimes. Deve deixá-las brincar!

Mas se acontecer um acidente, tem de estar preparado.

Vejao procedimento correcto a adoptar em caso de emergência, na próxima página

Primeiros socorros
Adopte o procedimento correcto em caso de emergência

As ideias pré-concebidas que existem nem sempre são as soluções mais adequadas em caso de acidente. Desmistifique-as e preste um primeiro auxílio eficaz.

Para evitar que uma ferida sangre, deve passá-la por água? Não! O contacto com a água apenas impede a coagulação da ferida e fomenta a hemorragia.

Em caso de queimadura, deve pôr creme ou manteiga? Esqueça o creme e deixe a manteiga para as torradas! A única coisa que uma queimadura requer é água fria. O recurso ao gelo pode queimar a pele.

Mexer a perna revela que esta não está partida? Pois que não! Ou tem a capacidade de visão do Super-homem ou terá de limitar-se à única forma de detectar uma fractura: fazer um raio-X.

Um torniquete é a melhor forma de parar uma hemorragia intensa? Não, não é e fazê-lo exige algum cuidado. É perigoso bloquear a circulação sanguínea num membro por mais de dez ou 15 minutos.

É necessário muito treino para se conseguir prestar primeiros-socorros? Nem por isso... Aprender o essencial não requer muito tempo. Em situações de urgência, é importante manter o senso comum e o sangue frio. Ah e esqueça o que vê nos filmes e nas séries de televisão. A realidade é bem diferente!

As recomendações que se seguem também lhe poderão ser muito úteis:

  • As feridas e os arranhões devem ser desinfectados com um anti-séptico ou lavados debaixo de água corrente

  • Em caso de hematoma, a aplicação de gelo impede que este aumente e atenua a dor

  • As pancadas fortes na cabeça exigem a observação médica urgente dado o risco de hemorragia intracraniana

  • Os traumatismos dos membros acompanhados de dores intensas, sobretudo com a movimentação, também exigem observação médica, pois pode haver uma fractura.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.