O jovem e artistas plástico moçambicano, Sebastião Coana estudante bolseiro na Academia Central de Belas Artes de Beijing, na China, desde o ano 2007, é o protagonista de uma mostra de artes plásticas que decorre nos Paços do Concelho Municipal da Cidade de Maputo, cujo título é “A Menina das Laranjas”.

Os vários quadros ali colocados, segundo o autor, retratam aquilo que foram as suas vivências em Maputo. “Retratei uma menina que diariamente vendia laranjas, dividindo esta actividade com os seus estudos”, contou Sebastião Coana.

Com esta exposição, Coana disse pretender “trazer um pouco daquilo que têm estado a aprender na Academia de Belas Artes de Beijing”, como uma forma de reconhecer o esforço dispensado pelas instituições que o apoiaram antes de ganhar a bolsa para aquele país asiático.

O jovem de 22 anos de idade foi premiado, em 2009 em Beijing, pelo seu contributo social em diversas áreas de associativismo. Coana, juntou-se aos jovens locais e fundaram a associação “Hands Eyes-Hearts” para apoio à criança desfavorecida na zona Oriental da China, desde o ano 2006.

Actualmente, é membro da mesa de direcção da “Young African Professionals and Students-China”, uma associação criada por jovens empreendedores africanos e chineses com o objectivo de promover uma imagem positiva do continente africano e dos seus povos.

Alfredo Lituri

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.