Muitas mulheres ainda olham para este tom com desconfiança mas, entre os profissionais de maquilhagem, são muitos os que já o adotaram. Nos últimos anos, foram muitas as marcas de cosmética que apostaram nele. "O branco não é uma cor. É luz", assegura Cristina Gomes, maquilhadora. "Ao refletir todo o espetro do raio solar, é o tom mais luminoso, o que faz com que as coisas pareçam maiores e mais convexas", assegura.

Este efeito serve para contrariar defeitos ou reforçar aspetos. "Por exemplo, não se deve usar o branco em olhos esbugalhados, pois parecerão mais saídos, mas é aplicado nos pontos de luz do rosto para os reforçar", aconselha a especialista. "Use-o, idealmente, no meio da pálpebra móvel, no osso junto à sobrancelha, no nariz, na testa, no queixo e na parte superior das maçãs do rosto", recomenda.

"Utilize-o, pois, não como cor, mas como um refletor de luz, um iluminador", sublinha. Atualmente, são muitos os produtos que lhe garantem os efeitos desejados, como é o caso do pó invisível que diferentes marcas comercializam. "Deve ser usado após a base, para a fixar. O seu efeito translúcido permite uma cobertura natural, aclarando as áreas escuras", afirma a maquilhadora. "Com um efeito que varia entre o natural e o sofisticado, ilumina áreas como as maçãs do rosto, o queixo, a zona acima das sobrancelhas e o nariz", esclarece.

As bases brancas também figuram nesta lista. "Podem ser utilizadas antes do fond de teint", admite. "Pode misturá-las com ele ou com o anti-olheiras [que usa habitualmente] ou aplicada nas comissuras dos lábios e junto ao nariz, para conceder luminosidade", sugere. "Com um efeito que varia entre o natural e o sofisticado, ilumina áreas como as maçãs do rosto, o queixo, a zona acima das sobrancelhas e o nariz", refere.

Os batons brancos também estão em voga. "Criam um brilho vibrante, aplicado a solo ou combinado com outros batons. Usado como base, apresenta um resultado metalizado e como top coat revela reflexos cambiantes", assegura Cristina Gomes, que deixa ainda um outro alerta. "Se usar lápis branco na pálpebra inferior do olho, ele parecerá mais aberto mas também mais redondo", afiança a maquilhadora portuguesa.

Texto: Nazaré Tocha com Cristina Gomes (maquilhadora)

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.