A falta de espaço, uma das principais queixas dos que trocam o campo pela cidade, deixou de ser uma condicionante para quem sempre quis ter um jardim. Em espaços reduzidos, como as varandas e os terraços, as plantas podem, com vantagens ambientais, desafiar a gravidade, desenvolvendo-se num plano vertical. A ideia partiu do designer francês Patrick Blanc e tem vindo a conquistar seguidores em todo o mundo.

Por se tratar de um sistema vivo, a projeção e instalação do jardim deve ser assegurada por uma equipa especializada. Em primeiro lugar, é necessário realizar um levantamento das condições do local, avaliando a natureza da parede, dimensões, relação visual com a envolvente, exposição solar, existência de ponto de água para rega e ponto de drenagem para o escoamento e, ainda, presença de ponto de eletricidade.

Jardins que desafiam a gravidade estão em voga

Na montagem da estrutura de suporte, uma das fases mais exigentes do processo, deve confirmar-se que a parede é suficientemente sólida para suportar o peso da vegetação, tendo em conta o aumento de peso provocado pelo volume do substrato, crescimento das plantas e água da rega. Um trabalho que só um especialista pode executar convenientemente, antecipando problemas que possam surgir futuramente.

Efeito painel vivo

A seleção da vegetação é, habitualmente, feita criteriosamente em função da exposição solar, da incidência dos ventos e da volumetria que se pretende obter com a decoração. Um fator determinante, uma vez que este tipo de jardins acaba por ter uma componente estética muito acentuada. Num caso que lhe mostrámos na edição impressa da revista Jardins, a opção recaiu em espécies perenes, com raízes pouco vigorosas.

Espécies botânicas que não criam sujidade e que são, simultaneamente, responsáveis pela absorção do ruído e pela criação de um ambiente refrescante, outra duas vantagens deste tipo de opção. Para se obter o efeito de um painel vegetal contínuo, devem utilizar-se plantas com algum volume, de caráter pendentes a semipendentes, privilegiando-se um jogo de diferentes cores e texturas para um efeito visual forte.

Vivacidade ao longo do tempo

A estrutura metálica de suporte é habitualmente fixada à parede permitindo, assim, a instalação dos painéis. Para minimizar a manutenção e  para promover a sustentabilidade do jardim vertical ao longo do tempo, estes comportam uma pré-instalação de sistema de rega automatizada. Esta solução permite criar ambientes de decoração diferentes, incluindo espaços de refeições com mesa e cadeiras em rattan.

Jardins que desafiam a gravidade estão em voga

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.