Muitas vezes cometemos alguns erros de moda sem termos consciência dos mesmos. Descubra como ter estilo de uma forma mais consciente e evite criar alguns maus hábitos. Conheça algumas dicas para facilitar o seu dia a dia e torne o seu guarda-roupa mais limpo e organizado, através deste artigo.

COMPRAR POR IMPULSO

Este é um dos erros mais comuns, pois uma ida a um centro comercial pode ser um pouco "perigosa" quando não existe autocontrole. Sim é verdade, mesmo que vá ao shopping sem intenções de comprar algum artigo de moda, a probabilidade de regressar a casa com um ou dois sacos é imensa, principalmente na altura dos saldos. Pense que a sensação de bem-estar depois de comprar alguma peça é momentânea e que o arrependimento é constante. Antes de comprar, pense se essa peça é realmente útil no seu guarda-roupa ou se é mais uma que irá ficar esquecida numa das suas gavetas.

COMPRAR UM TAMANHO ABAIXO/ACIMA

Este erro acontece frequentemente em época de saldos. Pois quando queremos muito uma peça, parece que temos de levá-la à força, mesmo não tendo o nosso tamanho. O pensamento habitual é: “vou emagrecer” ou “depois levo à costureira” o que pode acabar por se tornar numa frustração. Não se iluda, nem faça promessas que provavelmente não irá cumprir. Compre o seu tamanho, para que se sinta confortável e para que dê realmente uso à peça. Caso o seu número não esteja disponível, tente procurar noutra loja ou então é preferível não levar.

NÃO REPETIR A MESMA ROUPA

Pense de uma forma consciente e não crie mais desperdício no planeta. A sua roupa e os seus acessórios não são descartáveis. Por isso, não há problema nenhum em repetir roupa. Usar a mesma peça diversas vezes é bom sinal, pois significa que fez uma excelente escolha ao comprá-la, visto que dá uso e consegue adaptá-la a diferentes looks.

SÓ USAR UMA COR

É muito comum a restrição de cores, o que é errado. Não se limite a apenas uma cor, diversifique o seu guarda-roupa e dê oportunidade a novas cores. Há uma paleta de cores infinita por explorar, experimente novos tons e surpreenda-se.

SER FASHION VICTIM

Em cada estação, somos bombardeados com novas tendências, mas não significa que temos de aderir a todas. Não leve as tendências à letra. Seja fiel ao seu próprio estilo e adira apenas às que se enquadram no seu guarda-roupa. Vista-se com as peças que se sente mais confortável e invista nos clássicos intemporais, de boa qualidade.

ACUMULAR PEÇAS

Pratique o "desapego" e livre-se de todas as peças que já não dá qualquer tipo de uso. Organize o seu closet em cada estação e separe as seguintes peças: peças já não estão em condições; peças que precisam de arranjo; peças que já não dá qualquer utilidade, mas que estão em bom estado. Deite fora as peças que já não estão em condições de ser usadas, vá de uma vez por todas à costureira e dê as peças que já não usa, a quem mais precisa. Diga sim ao desapego e torne o seu guarda-roupa mais limpo e organizado.

OPTAR POR QUANTIDADE E NÃO POR QUALIDADE

Muitas vezes acumulamos peças de roupa sem qualquer tipo de necessidade. Saiba que menos é mais e que a qualidade prevalece a quantidade. Evite comprar compulsivamente só porque o preço está muito baixo. Poupe e invista em peças de qualidade, que provavelmente irão durar muito mais tempo do que as peças mais acessíveis, já alguma vez ouviu que "o barato sai caro", pois é bem verdade. Quantas vezes comprou peças por um preço tentador e depois percebeu que em termos de qualidade não valiam nada? Está na altura de valorizar o seu guarda-roupa e tentar não acumular por acumular.