Para pais gulosos. Ponto final.

Bolo de chocolate em 20 minutos

Bater quatro gemas de ovo com 90 g de xilitol (adoçante natural) até ficar um creme fofo. Misturar 180 g de chocolate (superior a 70% de cacau) derretido no micro-ondas (ou em banho-maria) e bater novamente. Envolver quatro claras batidas em castelo.

Verter numa forma antiaderente e levar ao forno, pré-aquecido a 170 ºC, durante 12 a 15 minutos.

Desenformar, deixar arrefecer e polvilhar com cacau em pó. Servir com frutos vermelhos (facultativo).

(Fonte: Blogue “Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?”)

Bolo de chocolate saudável (com apenas 2 ingredientes)

Para pais gulosos mas que estão em dieta

Mousse de chocolate light

Leve a um tacho 500 ml de leite magro, o conteúdo de uma embalagem de pudim em pó de chocolate light e uma colher de cacau em pó. Ligue bem todos os ingredientes e, posto isto, leve o tacho a lume brando, deixando engrossar.

Um recipiente, à parte, bata as claras em castelo e adicione uma colher de sopa de adoçante. Bata para obter um creme consistente que vai juntar ao preparo anterior. Mexa até obter uma mousse homogénea. Distribua por taças e leve ao frigorífico por algumas horas.

Na hora de servir pode rematar com coco ralado.

Mousse de chocolate light

Para pais que apreciam um toque a Oriente

Salada de carne de vaca com manjericão

Aqueça duas colheres de sopa de óleo de girassol numa caçarola e salteie 400 g de lombo de vaca por breves instantes, de ambos os lados, em lume relativamente alto. Retire a carne da caçarola. Misture uma colher de sopa de mel com duas colheres de sopa de molho de soja e pincele a carne com a mistura. Depois coloque em forno previamente aquecido (160 ºC) durante 20 a 30 minutos, até ficar meia passada. Retire do forno e deixe arrefecer. Depois corte-a em finas fatias.

Lave uma mão-cheia de folhas de manjericão e um molho de hortelã e sacuda a água. Separe as folhas dos talos. Corte ou pique as folhas, como preferir.

Misture uma colher de sopa de vinagre de arroz com uma colher de sopa de óleo de sésamo, as folhas de manjericão e de hortelã, duas malaguetas finamente picadas, quatro tomates maduros, sem sementes e cortados, duas chalotas picadas e dois dentes de alho, finamente cortados.

Acrescente molho de soja a gosto e misture com a carne às fatias. Sirva a salada em taças.

(Fonte: Livro “500 receitas: Saladas”, edição Vogais)

Salada de carne de vaca com manjericão

Para pais práticos (e filhos com pouco tempo)

Sandes de espargos, atum e ovos

Coza um ovo durante seis a oito minutos, dez se preferir uma gema bem cozida. Enquanto o ovo coze, pegue em cada um de oito espargos e dobre-o até partir a extremidade inferior, mais rija. Aqueça um grelhador ou frigideira sobre lume médio-alto e cozinhe os espargos durante três a quatro minutos, virando-os de vez em quando. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora.

Abra uma baguete e barre um dos lados com uma colher de sopa de mostarda. Disponha os espargos e, por cima, rodelas de cebola roxa a gosto, o conteúdo de uma lata de atum em azeite, previamente escorrido, e o ovo cortado em rodelas. Tempere com sal e pimenta-preta moída na hora.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Sandes de espargos, atum e ovo

Para pais que gostam de mesa alternativa

Abacate recheado

Coloque um ovo, à temperatura ambiente, num tacho e cubra com água fria de modo a que a o ovo fique cerca de 2 cm abaixo da superfície.

Assim que a água começar a ferver, contabilize 12 minutos deixando cozer o ovo em lume baixo.

Assim que o ovo estiver cozido – e descascado - corte um abacate bem maduro ao meio e retire-lhe o caroço.

Com ajuda de uma colher, retire a polpa do abacate e coloque-a numa taça.

Adicione o sumo de um limão pequeno, o ovo cozido, quatro delícias do mar picadas e um iogurte natural sem açúcar.

Com ajuda de um garfo, esmague todos os ingredientes de forma a obter uma basta homogénea mas com textura.

Tempere com sal e pimenta rosa moída na hora.

Divida a pasta de abacate pelas duas metades do abacate.

Antes de servir, termine com microvegetais e tempere com um fio de azeite e grãos de pimenta rosa a gosto.

(Fonte: Blogue “Camomila Limão”)

Abacate recheado

Para pais que são devoradores de frango

Frango assado com limão com quinoa e espinafres

Aqueça o forno a 200 ºC (gás: 6). Corte dois limões ao meio longitudinalmente e fatie de modo a obter meias-luas. Disponha oito coxas de frango com a pele virada para cima numa assadeira, faça uma incisão em cima e insira uma meia-lua de limão em cada coxa.

Borrife com azeite, salpique com sal marinho e pimenta preta. Enfie dois dentes de alho esmagados por baixo de cada coxa de frango e espalhe por cima tomilho-limão. Asse no forno durante 30 a 40 minutos, até as coxas de frango ficarem bem assadas.

Entretanto, aqueça o caldo de galinha num tacho grande, lave 150 g de quinoa em bastante água e deite no caldo. Leve a levantar fervura, tape e coza durante 15 a 20 minutos em lume brando, até a quinoa ter absorvido a maior parte do caldo.

Junte 200 g de espinafres frescos, a raspa da casca de um limão (q.b.) e continue a cozer durante cinco minutos, até os espinafres murcharem e a quinoa ficar tenra. Esprema o sumo do restante limão por cima, tempere e mexa para misturar. Sirva com as coxas de frango assadas.

(Fonte: Livro “500 Receitas, Superalimentos”)

Frango assado com limão com quinoa e espinafres

Para pais que adoram piza

Piza de cogumelos e fiambre

Massa: Peneire 500 g de farinha fina (tipo 45) com uma pitada de sal fino. Junte uma colher de sobremesa de açúcar amarelo, duas colheres de sopa de azeite e 7 g de fermento desidratado. Adicione 350 ml de água morna aos poucos na farinha amassando bem. Coloque num recipiente polvilhado com farinha. Deixe repousar até a massa duplicar de tamanho.

Molho de tomate: Leve ao lume um fio de azeite, dois dentes de alho. Deixe fritar. Junte dois ramos de manjericão e 500 g de tomate em lata. Esmague tudo. Tempere de sal e pimenta. Retire do lume, coe. Ferva novamente até espessar.

Montar a Piza: Abra a massa numa superfície enfarinhada. Cubra com o molho de tomate, 150 g de queijo mozzarella ralado, 100 g de cogumelos e 50 de fiambre.

Leve ao forno a 200 ºC.

(Fonte: DeBorla)

Piza de cogumelos e fiambre

Para pais que adoram Vinho do Porto (e são gulosos)

Almofadinhas de pera, amêndoa e doce de pera rocha com vinho do Porto

Descasque quatro peras em quadrados. Coloque num recipiente, adicione o sumo de meio limão, duas colheres de sobremesa de canela e quatro colheres de sopa de doce de Pera Rocha com Vinho do Porto, envolva e reserve.

Estenda uma folha de massa filo, pincele com manteiga líquida e dobre a folha ao meio. No centro, faça uma cama com miolo de amêndoa torrada triturada, por cima adicione um pouco da mistura das peras e dobre como se fosse um envelope.

Disponha as almofadinhas no tabuleiro do forno, previamente forrado com papel vegetal.

Bata uma gema de ovo com duas colheres de café de as natas líquidas e pincele as almofadinhas. Finalmente, coloque algumas amêndoas laminadas sobre as almofadinhas.

Leve o tabuleiro ao forno previamente aquecido a 160 ºC, cerca de 20 minutos.

(Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

Almofadinhas de pera, amêndoa e doce de pera rocha com vinho do Porto

Para pais que adoram uma boa sangria

Sangria de vinho doce e frutos vermelhos

Lave fruta a gosto (framboesas, cerejas, morangos e amoras – não se preocupe muito com as quantidades) e coloque-as num jarro. Adicione o sumo de uma laranja, três colheres de sopa de açúcar amarelo, duas colheres de sopa de licor de ginja, dois paus de canela e umas folhas de hortelã. Deixe este preparado macerar cerca de dez minutos.

Na hora de servir, adicione uma garrafa de Lambrusco rosé (vinho doce italiano), que deve estar fresco, e gelo q.b.

(Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

Sangria de vinho doce e frutos vermelhos

Para pais que gostam de um petisco alternativo (este é mesmo dos bons)

Pão com tomatada e ovo escalfado

Coloque um fio de azeite numa sertã e leve a saltear uma cebola cortada em meias-luas, com dois dentes de alho picados e uma folha de louro. Deixe cozinhar cerca de dez minutos - ou até a cebola ficar mole e translúcida - e junte meio pimento vermelho partido em tiras finas. Deixe cozinhar mais dez minutos e junte dois tomates maduros sem pele, cortados em cubos pequenos.

Tempere com sal e pimenta preta acabada de moer e deixe cozinhar tapado até o tomate estar bem desfeito, cerca de dez minutos. Descarte a folha de louro e reserve.

Entretanto ligue o forno nos 180 ºC. Parta as fatias quatro fatias de pão saloio e leve ao forno num nível alto e na posição grill, entre cinco a dez minutos ou até o pão estar estaladiço por fora, mas ainda relativamente fofo por dentro.

Para escalfar os ovos, leve um tacho com água ao lume com um fio de vinagre. Quando estiver a atingir o ponto de ebulição, baixe o lume – a água deve estar bem quente mas não a ferver. Parta um ovo para uma chávena pequena (ou para uma colher-medida, por exemplo) e deite-o delicadamente na água. Repita com os outros ovos (serão quatro no total), se couberem todos ao mesmo tempo na panela, e deixe cozinhar cerca de seis minutos. Retire-os com uma escumadeira e se não for para colocar logo no pão, reserve-os numa taça baixa com um pouco de água no fundo, para não colarem.

Para montar as tostas, barre cada uma delas com colheres de sobremesa de queijo-creme. Coloque por cima uma porção da tomatada, tentando abrir uma covinha no meio. Coloque aí o ovo escalfado. Tempere com pimenta preta acabada de moer e orégãos. Repita com as restantes tostas. Sirva com uma salada verde.

(Fonte: Blogue “Lume Brando”)

Pão com tomatada e ovo escalfado

 

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.