Em destaque

Croissants

Os croissants demoram algum tempo a fazer. Por este motivo, é bom fazê-los na noite anterior se quiser saboreá-los ao pequeno-almoço no fim de semana.

Ingredientes

Leite Frio 150 g
Água fria 150 g
Fermento fresco 10 g
Açúcar granulado 20 g
Sal grosso 10 g
Manteiga fria, cortada fina com um cortador de queijo 50 g
Farinha de trigo especial 500 g

Para estender

Manteiga fria 250 g
Ovo para pincelar 1

Preparação

Pese os líquidos numa taça e incorpore neles o fermento.

Em seguida, pese os restantes ingredientes, vertendo-os diretamente da embalagem e colocando a balança no zero após cada pesagem, para sujar menos loiça.

Mexa a massa numa batedeira ou num robô de cozinha durante cinco minutos à velocidade mais baixa. Se preferir amassar à mão, deve duplicar o tempo. Certifique-se de que não adiciona mais farinha do que a receita pede.

Forme os croissants de acordo com os seguintes passos: Estenda a massa numa superfície levemente polvilhada com farinha. Forme um quadrado (40x40 cm).

Divida a manteiga (250 g) em quatro partes e coloque-a no centro da massa. Dobre a massa para cima da manteiga e prima os cantos para a manteiga não poder escapar. Embrulhe a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante 20 a 30 minutos.

Estenda a massa num retângulo (30 x 50 cm). Trabalhe cuidadosamente para não quebrar a massa. Polvilhe-a ao de leve com farinha para o rolo não colar à massa. Sacuda a farinha e dobre a massa em três partes. Volte a embrulhar a massa em película aderente e leve-a ao frigorífico 20 a 30 minutos.

Vire a massa de modo a estender na direção contrária à que seguiu da última vez. Estenda a massa da maneira descrita acima e dobre-a em três partes. Leve mais uma vez a massa ao frigorífico durante 20 a 30 minutos.

Volte a repetir o passo em que a estende e dobra em três partes, e deixe repousar novamente no frigorífico durante 20 a 30 minutos.

Estenda a massa num retângulo (20 x 70 cm) e corte-a em 12 triângulos. Enrole cada um dos triângulos da aparte mais larga para a mais estreita.

Transfira-os para um tabuleiro, forrado com papel vegetal, com a dobra para baixo.

Leve ao frigorífico durante 12 a 14 horas.

Tire o tabuleiro do frigorífico e pré-aqueça o forno a 200 °C, ligando a ventoinha.

Pincele os croissants com o ovo batido.

Coza os croissants no centro do forno durante 20 minutos.

Deixe-os arrefecer um pouco antes de os comer.

Esta receita é parte integrante do livro "Pão Caseiro", de Maria Blohm.

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.