O parto no termo, antes das 39 semanas + 0 dias associa-se a maior morbilidade neonatal, maior necessidade de recurso aos serviços de saúde durante o primeiro ano de vida e risco aumentado de dificuldade de aprendizagem (quando comparado com gestações com mais de 39 semanas).

A indução do trabalho de parto ou a cesariana eletiva antes de atingida esta idade gestacional devem ser evitadas, exceto na presença de patologia materna ou fetal que o justifique. O desconforto e a ansiedade materna relacionados com a gravidez normal não constituem indicações para a término da gravidez antes das 39 semanas.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Ginecologia-Obstetrícia da Ordem dos Médicos

Mais informação: https://ordemdosmedicos.pt/inducoes-do-trabalho-de-parto-ou-cesarianas-eletivas-antes-das-39-semanas-0-dias/

Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde que tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.

O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde preconiza, além de informações dirigidas aos profissionais de saúde, a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes que transmitam as recomendações em linguagem acessível, de forma a promover a literacia em Saúde e contribuir para decisões partilhadas em Saúde.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.