Tendo por base os princípios dos jogos tradicionais tangram chineses, este novo método permite aos professores e pais identificar facilmente as crianças com dificuldades precoces de processamento visual. Isto permitirá o fornecimento de apoio adequado e treino a crianças carentes, ao mesmo tempo em que aprimora os seus resultados de aprendizagem.

Os jogos também podem ser usados para testar as habilidades visuais-ortográficas das crianças, que se referem à sua capacidade de reconhecer a orientação correta de caracteres, letras e números num idioma específico.

Liderada pelo Dr. Simpson Wong, professor adjunto do Departamento de Estudos Educacionais da HKBU, a equipa de investigadores tomou como referência os tradicionais jogos tangram e desenvolveu cinco jogos no total.

O Dr. Wong revelou que em muitos países asiáticos um grande número de crianças têm de aprender duas línguas ao mesmo tempo. Se estas duas línguas - por exemplo, chinês e inglês - tiverem convenções ou ortografias de escrita distintas, as crianças necessitam de receber mais apoio a fim de alcançar melhores resultados de aprendizagem. Com isto em vista, a equipa decidiu desenvolver jogos para ajudar a treinar e avaliar as habilidades de alfabetização relacionadas com a aprendizagem visual das crianças mais pequenas.

Como parte do estudo, a equipa convidou 102 estudantes chineses do jardim de infância, com idades entre os 4 e 5 anos, para jogar os jogos. Os investigadores então estudaram o seu desempenho e exploraram a correlação entre os jogos de tangram e as habilidades visual-ortográficas e de identificação de palavras.

Após jogarem os 5 jogos desenvolvidos, a equipa comparou as pontuações das crianças participantes nos jogos tangram com o seu desempenho noutras avaliações. O estudo constatou que as pontuações das crianças nos jogos tangram foram, após análise estatística, relacionadas positivamente com o seu desempenho no Child Behavior Checklist, que indicou que os jogos tangram recentemente desenvolvidos são confiáveis.

O Dr. Wong revelou ainda que os jogos tangram são de baixo custo, têm possibilidades infinitas e partilham figuras geométricas similares com ortografias chinesas e inglesas. As crianças também podem aprender idiomas enquanto brincam, e estes jogos fornecem, por outro lado, uma forma de os pais e professores rastrearem facilmente as avaliações das crianças e ajustar o progresso da aprendizagem de acordo com o seu desempenho.

A pesquisa, intitulada "The Link Between a Set of Tangram-Based Tasks and Chinese and English Reading and Related Skills Among Chinese Kindergarteners”, será publicada no AERA Open, uma publicação online gerida pela American Education Research Association.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.