Inicialmente os elásticos foram desenvolvidos para ajudarem na reabilitação de atletas (recuperação muscular, articulações e dos tendões) mas atualmente são incluídos nos treinos funcionais e consecutivo fortalecimento de todos os grupos musculares, pois trabalham os vários planos de movimento do corpo humano.

Este material é bastante utilizado em qualquer tipo de treino (velocidade, agilidade, impulsão, força, pliometria, flexibilidade e reabilitação) para além disso são práticos de transportar, contêm vários tipos de resistência o que possibilita a adaptação de qualquer pessoa aos exercícios. Vejamos alguns exemplos de treino.

1. Agachamento

Agachamento
créditos: Holmes Place

Coloque o elástico sob os pés alinhados à largura dos  ombros, segurando uma ponta do elástico com cada mão e execute o agachamento em linha reta mantendo a postura e o abdominal contraído.

2. Extenção do quadril

Extenção do quadril
créditos: Holmes Place

No chão, coloque-se em quatro apoios deixando as pontas dos pés no chão. As mãos devem estar alinhadas com os joelhos, de seguida coloque o elástico nos pés, faça a extenção de uma das pernas e volte à posição inicial.

 3. Remada

Remada
créditos: Holmes Place

Ponha o elástico sob os pés, estes devem estar alinhados com os ombros. Flexione os membros inferiores, o tronco deve estar ligeiramente para a frente, puxe o elástico com os cotovelos flexionado.

 4. Peito

Peito
créditos: Holmes Place

Prenda o elástico a uma coluna, este deve estar à altura do peito. De seguida pegue nas extremidades do elástico com os cotovelos alinhados, direcione o elástico para que este atinja a sua extensão e retorne à posição inicial.

5. Abdominal inverso

Abdominal inverso
créditos: Holmes Place

Prenda o elástico a uma coluna ou a um ponto baixo, deite-se e dobre os joelhos a 90 graus, mantenha o abdominal contraído e faça extensão dos joelhos.

Todos os exercícios mencionados anteriormente devem ser realizados com uma boa estabilização abdominal, respiração e uma postura neutra.

Se o objetivo for definição muscular, deverá realizar 2-3 séries de 15-20 repetições com 30 segundos de descanso entre as séries. Contudo se o objetivo for acelerar o metabolismo faça a mesma sequência em circuito.

Bons treinos!

Mariana Pereira  - Personal Trainer Holmes Place Algés

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.