Emagrecer é, na essência, uma questão matemática. É preciso ingerir alimentos que nos ofereçam as calorias e os nutrientes necessários ao funcionamento do organismo e subtrair as calorias em excesso, por norma oriundas de alimentos pouco saudáveis que apenas servem para somarmos quilos a mais. Para além desta regra, existem pequenos cuidados que pode adotar facilmente no seu dia a dia. Descubra, de seguida, quais são!

1. Reduza o sal

São milhões os portugueses que o ingerem em excesso. O sódio retém líquidos e incha os tecidos. Além de reduzir a ingestão deste ingrediente, prefira alimentos não embalados e escolha sempre produtos frescos.

2. Corte no açúcar e nas gorduras

São, a par do sal, dois dos maus hábitos alimentares dos portugueses. Promovem processos digestivos complexos que facilitam a acumulação de toxinas e ajudam a formar tecidos adiposos.

3. Renuncie ao café e ao tabaco

Reduzem a flexibilidade dos vasos sanguíneos, bem como a quantidade de sangue que chega às extremidades do corpo, reduzindo a oxigenação essencial.

4. Consuma menos álcool

Favorece a sensação de inchaço e potencia a retenção de líquidos. Tem ainda a desvantagem de ser muito calórico.

5. Beba muita água

Muitos portugueses não ingerem a quantidade que deveriam. Ajuda a purificar o organismo porque ajuda a eliminar toxinas, evitando a retenção.

6. Evite a prisão de ventre

Coma alimentos com fibras para que o intestino funcione bem e elimine os resíduos facilmente. Além de frutas e vegetais, deve privilegiar o consumo de sopas.

7. Não exagere nas especiarias

Evite o excesso de especiarias. Regra geral, são saudáveis e boas substitutas do sal mas nunca em excesso. A pimenta, por exemplo, irrita o estômago e potencia a acumulação de toxinas. Evite o glutamato monossódico, um potenciador de sabor identificado como E-621. Ainda que não esteja totalmente provado que seja prejudicial para a saúde, pode gerar reacções alérgicas.

8. Evite as bebidas gaseificadas

Têm, por norma, muito açúcar e não são nutritivas, como confirmaram inúmeros estudos científicos realizados ao longo das últimas décadas. Os refrigerantes de cola, tal como os de fruta, também devem ser excluídos.

9. Faça exercício físico

É a chave para gastar gordura, criar massa muscular e evitar a flacidez. Assim, queima mais calorias, impede a acumulação de gordura, tonifica os músculos e favorece a circulação sanguínea.

10. Tenha atenção aos métodos contracetivos

Apesar deste conselho ser para as mulheres, os homens também têm o dever de estar informados. A pílula, por exemplo, por fornecer uma dose extra de estrogénios, favorece a retenção de líquidos e o aparecimento de celulite.

11. Evite os saltos muito altos

Tal como a roupa demasiado justa, o calçado com saltos muito altos é desaconselhado. Guarde estas peças para ocasiões especiais porque dificultam a normal circulação do sangue.

12. Evite manter-se sentado ou em pé durante muito tempo

Caminhe e mexa-se para ativar a circulação nas pernas. Se passa a maior parte do dia sentado, faça pequenas pausas, levante-se e ande durante uns minutos. Aproveite e beba água, que também favorece a perda de peso.

Texto: Ana Catarina Alberto

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.