Conviver com os outros nem sempre é fácil, mas quando se trata do local de trabalho onde nem sempre as pessoas são nossas amigas, é pior ainda. Conviver bem em grupo requer alguma perícia e paciência e, prova disso, é que dificilmente existe alguém neste mundo que não tenha uma história para contar acerca de um colega mais aborrecido ou irritante. Leia a lista para saber quais são os comportamentos que mais lhe chateiam ou então, faça uma introspeção e veja se não é dos que também chateia.

1) “Tem um 'v' de volta”... ou então não

Pedem algo emprestado ou pior, tiram sem pedir, e não devolvem. Quando vai de férias, então... um verdadeiro pandemónio! Nem canetas, nem tesouras, nem folhas, enfim... fora que provavelmente mexeram no seu espaço e não arrumaram. Na senda, pedir dinheiro emprestado para o cafézinho ou para a happy hour, mas depois nunca se chegam à frente, pode tornar-se um hábito irritante.

2) Atraso

Quando é algo feito diariamente já roça a falta de respeito. Deixar constantemente os outros à espera não revela grande etiqueta profissional.

3) Falar demais

Tudo o que é demais enjoa, certo?! Estar concentrado numa tarefa e estar constantemente a ser interrompido por um colega que não se cala, chateia. Qualquer coisa serve para falar e tal pode tornar o ambiente saturado.

4) O coscuvilheiro

Não há nada pior que entrar numa sala onde se está a conversar e de repente tudo se cala quando você entra. Nem isto, nem chegarem aos seus ouvidos boatos ou outras coisas que tais. Assuntos sigilosos, perguntas indiscretas ou falar da vida dos outros são altamente negativos para um bom ambiente.

5) O conquistador de quinta categoria

Sempre a lançar charme, a flirtar, roupas insinuantes, entre outros, é outra postura que incomoda. Pessoas assim custam-me ser vistas como alguém que aposta na sedução para chegar ao topo.

6) O piadolas

O humor varia de pessoa para pessoa e depois há os que não têm nenhum, é certo, mas tal não pode ser desculpa para que se incomodem os outros. Há sempre pessoas que até têm piada, mas perdem o “norte” e passam para piadas de mau gosto, preconceituosas e ofensivas.

7) O que adora 'correntes' de email

Quem diz 'correntes' diz mensagens desnecessárias acerca dos mais variados assuntos dentro e fora do horário de expediente. Parece que tudo é pretexto para uma mensagem e para lhe encher a caixa de email.

8) O bajulador

Quem diz bajulador, diz oportunista ou falso. Em suma, todos os que tentam subir rápido na carreira através da 'graxa', de ficar com os louros de trabalhos/ iniciativas/ ideias que não são seus, estarem atentos às falhas dos outros para se promoverem, enfim... já deu para ficar com uma ideia, certo?!

9) Incomodar o nariz de terceiros

Ninguém está a dizer que se tem de 'andar com paninhos quentes' com os outros, mas tem de haver um equilíbrio e moderação quando se divide um espaço com terceiros. Assim sendo, perfume em exagero, cheiro a suor, incensos, plantas aromáticas, comidas de cheiro intenso ou outros que tais, podem incomodar os colegas.

10) Barulho

Ninguém quer estar num mausoléu nem num silêncio ensurdecedor, mas quando há um excesso de barulho injustificado, é algo que irrita consideravelmente. Telefones que tocam alto constantemente, colegas que falam uns com os outros ou ao telefone como se tivessem no café ou em casa, tiques que envolvam barulho, etc... chateiam e “mexem” com a concentração alheia.

11) Procrastinação

Adiar, remarcar, não entregar, o que seja, chateia! Mas não é só por o simples facto de algo se atrasar e sim poder prejudicar uma equipa inteira que, a dada altura terá de fazer as tarefas em cima da hora, por exemplo.

12) O meloso

Beijinhos, abraços, pancadinhas nas costas e outro tipo de toques, incomodam muita gente. Lá está, o que a uns não incomoda a outros significa que está a entrar na 'bolha' deles.

13) O ausente

Há quem tenha sempre desculpa para não estar presente: uma consulta, o resolver assuntos pessoais, o funeral da avô e do periquito, uma rouquidão, etc... pois, mais cedo ou mais tarde, isto vai incomodar muita gente. Os colegas terão de fazer o seu trabalho, mas a receber o mesmo e a produtividade e motivação irão sair lesados.

14) O negativo

Reclamam de tudo, só contam as más notícias, enfatizam só o que é mau, tudo lhes acontece, enfim... umas vítimas constantes! Nem se percebem que são altamente nocivas quer para eles como para o clima de uma empresa.

15) O arrogante e dono da verdade

Ele é que sabe tudo! Acha-se o máximo, gaba-se constantemente dos seus feitos, tenta sobressair a qualquer preço, interrompe os outros frequentemente para contradizer, critica muito nomeadamente quando tem audiência e, recorrentemente, humilha os outros.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.