Embora para a maioria das pessoas o ecrã do telemóvel seja a primeira coisa que veem de manhã e a última para onde olham de noite, a verdade é que vários estudos concluíram que o uso de smartphones antes de dormir é mau para o sono, uma vez que estimula a mente de forma a pensar que precisa de permanecer acordado.

Por isso, a National Sleep Foundation aconselha 30 minutos livres de gadgets antes de se ir dormir. Assim, a WIKO, empresa europeia de smartphones, traz-lhe 4 dicas para evitar a utilização do smartphone à noite – para que possa descansar e focar-se na sua boa utilização durante o dia.

1. Opte por ouvir um podcast em vez de ver um vídeo

Embora seja habitual ver um vídeo para ajudar a relaxar e a dormir, a verdade é que tal produz o efeito contrário. Mas para se manter entretido e relaxar por alguns minutos tem outra solução: podcasts. Assim consegue divertir-se sem ser forçado a absorver as luzes dos ecrãs dos smartphones e pode até optar por um podcast especial para relaxar. Pode ouvi-lo através de fones ou, para evitar ter o smartphone ao pé, colunas Bluetooth.

2. Imponha um horário limite da utilização da internet

Uma vez que a maior parte das notificações e interações que nos chegam durante a noite são através da internet, opte por limitar o seu uso depois do jantar: imponha um horário limite a partir do qual desliga o WiFi. Por vezes a maior tentação ocorre quando ouve ou vê a luz de uma notificação e é “obrigado” a ver do que se trata... se o smartphone não der sinal, pode sempre colocar-se a par de tudo pela manhã.

3. Deixe o smartphone fora de alcance

Esta dica requer disciplina para ser colocada em prática, mas é realmente eficaz e ajuda a promover outros hábitos pré-sono como, por exemplo, ler um livro. Pode deixar o smartphone noutra divisão da casa até que se torne num hábito.

4. Utilize o “Modo de Avião” ou a função “Não Incomodar”

Para garantir que não utiliza mesmo o smartphone durante a noite, e caso não o queira desligar totalmente, opte por colocá-lo em “Modo de Avião” ou por acionar a função de “Não Incomodar”. Tem ambas as opções na barra de menu superior do seu smartphone e basta selecioná-las. Assim, de manhã quando acordar, basta desativar e tem o equipamento pronto para utilizar.

Se não conseguir mesmo resistir a utilizar o smartphone antes de dormir, uma solução para reduzir os efeitos do brilho do ecrã é ativar o modo noturno. Para isso basta ir a “Definições”, “Ecrã” e “Modo Noturno”. Isto permite colocar um filtro, minimizando os efeitos visuais e reduzindo a luz azul emitida pelo ecrã.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.