Adapte as decorações natalícias ao seu estilo

É mais para o clássico ou para o moderno? Prefere ambientes festivos mais simples ou é adepto da cor e da exuberância. Veja o que os decoradores de interiores sugerem para cada tipo de personalidade

Há gostos para tudo. Quando chega o Natal, há quem encha as casas e as varandas de luzes e de representações do Pai Natal a subir varandas e a trepar paredes e há quem prefira limitar-se a fazer uma árvores e a acender umas velas, evitando grandes exageros. Na decoração do seu lar e à mesa, além de 50 ideias para os seus enfeites natalícios, estas são algumas das estratégias a adotar em função da sua personalidade, do seu gosto ou ainda do seu estilo decorativo:

 - Estilo decorativo tendencialmente clássico
O Natal é marcado pelos tons tradicionais (verde, vermelho ou dourado) e conta com o linho e os objectos que acompanham a família há gerações. Aposte na harmonia e recrie o décor natalício com um toque de atualidade, contrastando peças antigas com modernas. Isso dá-lhes destaque sem sobrecarregar o conjunto. No que se refere à árvore, decore o pinheiro de Natal usando enfeites com um ou dois tons apenas. Complete com algumas bolas de vidro colorido ou pintadas à mão.

À mesa, em vez do habitual centro decorativo, disponha ao longo da toalha pés de azevinho ou use as suas folhas para decorar velas. Pode também optar por um bouquet de flores vermelhas. Mas tenha cuidado. Quanto mais complexa é a loiça ou a toalha, mais simples deve ser a decoração.

 - Estilo decorativo mais para o moderno

O calor da época festiva convive com o frio do vidro ou metal. Tons como o azul, branco, prateado ou cristal são os eleitos para a decoração natalícia que se quer simples e adequada ao design circundante. Uma opção mais arrojada é o contraste entre o preto e o branco. Seja qual for a sua escolha, prefira o branco como pano de fundo, pois transmite tranquilidade.

No que se refere à árvore, esta pode ser autêntica, claramente artificial (em branco, metal) ou apenas uma estrutura de fios de luz. Os enfeites, caso existam, são de uma só cor. À mesa, privilegie acessórios de cor distinta contrariam a tendência monocromática da louça. Coloque velas grandes num castiçal em vidro no centro ou pequenas velas dispostas ao longo da mesa. Pode ainda acrescentar, no castiçal ou na toalha, pérolas de vidro ou em tom prata, para condizer com os marcadores.

- Estilo decorativo eclético 

Diversidade é a palavra de ordem. Neste estilo, a origem dos objetos não importa, desde que sejam autênticos. As cores fortes são permitidas assim como as texturas exóticas, as velas de inspiração oriental ou as peças vintage. Na decoração natalícia siga a imaginação, sem esquecer que a harmonia é sinónimo de êxito. Para a árvore, prefira um pinheiro mais pequeno, mas natural (em vaso), que poderá manter ao longo do ano e que irá acompanhar não um, mas vários períodos de festividades natalícias.

Decore-o com peças originais de outros países ou enfeites em lã e tecido. À mesa, em vez da tradicional toalha opte por individuais num tom quente ou um runner (uma espécie de passadeira para mesa) em linho cru, que ponha em destaque a mesa. Para um ambiente intimista disponha velas em bases de vidro colorido sobre a mesa ou faça um arranjo com folhas e frutos da época, como a romã.

Texto: Manuela Vasconcelos

artigo do parceiro:

Comentários