Diagnosticar o cabelo em casa

Se quer perceber como está a saúde do seu cabelo este artigo é para si. No conforto da sua casa pode perceber os sinais de dano do cabelo com alguns simples testes. Saiba quais são e descubra já em que estado o seu cabelo se encontra.

A maioria das mulheres que tem o cabelo danificado, sabe-o. Com o tempo, apercebe-se de que o cabelo torna-se áspero, seco e sem brilho. Verifica que se parte com mais facilidade e que as pontas tendem a espigar. Para além disso, é notória a dificuldade acrescida de manuseamento e estilo. Quando o cabelo perde queratina no interior da fibra vai tornando visível o dano no exterior, manifestando-se de diferentes formas:

-    Embaraça-se facilmente

-    É difícil de pentear e escovar

-    Apresenta pontas espigadas (abertas ou bifurcadas)

-    Torna-se opaco e sem brilho

-    Fica seco e áspero ao tato

Mas os sinais de danos no cabelo visíveis são apenas uma pequena parte dos prejuízos reais, porque a composição molecular do cabelo a um nível mais profundo muda quando ele já sofreu danos. Mas por vezes é difícil fazer essa avaliação sozinha, sem a ajuda de um profissional e é a pensar nisso que lhe damos alguns truques para fazer em casa o diagnóstico e saber se o cabelo está danificado:

1 - Teste do rabo de cavalo

Apanhe o cabelo num rabo de cavalo e torça-o com uma das mãos. Passe a outra mão desde a ponta até à raiz e verifique se aparecem cabelos soltos.

Veja mais:

Corte o cabelo de acordo com a lua

Truques de beleza que vão mudar a sua rotina

Comentários