O que fazer no jardim em dezembro

    Os cuidados a ter com as suas plantas e as suas culturas no último mês do ano. Saiba como protegê-las do frio e das geadas tão características da época.

  • O encanto que só um pinheiro natural tem

    O perfume, a tradição e o facto de ser a opção mais ecológica são razões que (ainda) levam muita gente a preferir abetos em vez de árvores artificiais. Saiba quais são as espécies mais apropriadas.

  • A planta com propriedades anti-inflamatórias que também previne insónias e depressões

    Há muito que os poderes medicinais e terapêuticos da verbena são (re)conhecidos. Saiba como a deve ingerir e aprenda a preparar mezinhas que protegem os olhos e aliviam as dores articulares.

    Coroa de Natal com ramos e pinhas

    Uma peça indispensável para a época de festas natalícias e uma excelente forma de dar as boas-vindas aos seus convidados. A arquiteta paisagista Sandra Mesquita explica como se faz.

    10 plantas a ter à mão para fazer uma farmácia natural

    Apesar dos pólenes, existem muitas variedades botânicas que têm o condão de prevenir e minimizar o impacto de infeções e alergias, além de ajudar a tratar outros problemas de saúde. Saiba quais!

    Os cuidados a ter quando semear plantas aromáticas

    Teresa Chambel, arquiteta paisagista, bloguer, autora de livros de jardinagem e diretora da revista Jardins, explica em vídeo as melhores formas de proceder em casa ou no exterior.

  • 12 conselhos para poupar no jardim

    Evite ao máximo gastar dinheiro em despesas desnecessárias. Dicas úteis para reduzir o consumo de água e de energia sem prejudicar as suas flores, as suas plantas e as suas culturas.

  • Xaropes naturais para combater gripes e constipações

    Nas alturas do ano em que as urgências dos hospitais estão como todos sabemos, uma das hipóteses é recorrer a estas soluções caseiras em casos de absoluta necessidade. Veja como deve proceder!

  • Plantas de aroma irresistível muito fáceis de cultivar

    Enchem campos de cor e aroma mas também podem ser cultivadas em canteiros, em maciços ou em vasos, em jardins, em terraços e até em varandas. Saiba como deve proceder.

  • Há quem prefira a marmelada mas o marmelo é que faz bem à saúde

    Símbolo da fertilidade desde os tempos da antiga Grécia, este fruto, muito rico em vitaminas A, C e E, tem também propriedades que combatem a anemia, o mau colesterol, a diarreia e o cansaço.

    O que fazer no jardim em outubro

    A partir desta altura, o vermelho, o laranja, o ocre e o castanho são as cores que dão um encanto especial ao jardim, confirmando o início de uma nova estação. Está na altura de pôr em prática alguns cuidados específicos deste mês.

  • Dióspiros fazem bem aos olhos e aos ossos

    O outono é, por excelência, a estação desta fruta de sabor característico, que também melhora o aspeto da pele, combate a diarreia e a colite e ainda favorece o controlo da glicemia.

  • Produza os seus germinados e microvegetais em casa

    Estão cada vez mais presentes no dia a dia gastronómico do cidadão comum, são saudáveis e fáceis de cultivar. São o melhor da semente e da planta. Veja como proceder!

  • Aproveitamento da água nos jardins

    A preservação deste recurso pode ser facilmente implementada pondo em prática algumas medidas. Saiba quais e conheça também quais as espécies a privilegiar.

    As variedades hortícolas que não deve misturar

    Juntar culturas diferentes na mesma parcela de terreno pode não ser uma boa dia. Saiba quais são as associações que resultam e as que deve evitar a todo o custo.

  • Como recuperar o seu relvado em apenas quatro passos

    Os meses mais quentes podem comprometer o seu bom desenvolvimento, envelhecendo-o e danificando-o. Saiba o deve fazer para pôr a sua relva como nova.

  • Espinafres nunca são demais

    Saborosos, versáteis e fonte de ferro, de cálcio e magnésio, ajudam a fazer a digestão, pois protegem o estômago. Um produto hortícola de inverno que se deve ingerir o ano todo.

  • 5 plantas que vão aromatizar (ainda mais) o seu jardim

    Existem variedades botânicas que se adaptam perfeitamente a uma bordadura de medicinais. Saiba quais são e como as deve dispor na terra para as cultivar.

    Plantas que afastam pragas e fungos

    São muitos os insetos e as doenças que, além de ameaçar a saúde das suas plantações, debilitando-as, interferem com o seu bem-estar. Descubra soluções com espécies que os combatem.

  • Jardins de ervas com poderes curativos

    Combatem infeções, ajudam a digestão, tratam doenças e aliviam dores. Estas são apenas algumas das propriedades das plantas aromáticas e medicinais.

  • Plantas a salvo durante as férias

    Para garantir as necessidades hídricas das suas flores nos períodos em que está ausente, existem várias soluções a que podem recorrer. Algumas delas, além de fáceis, são muito originais!

    5 plantas que ajudam a aliviar sintomas ligados à menopausa

    É geralmente um período difícil na vida de uma mulher. A prática de exercício, uma boa alimentação e algumas plantas podem, contudo, facilitar esta fase. Saiba quais!

  • Aprenda a poupar água sem prejudicar as plantas

    Desperdiçar o precioso líquido está totalmente fora de questão. Descubra soluções amigas da carteira que também ajudam a proteger e a preservar o meio ambiente.

  • Aprenda a criar uma moribana vertical

    Os arranjos florais de inspiração japonesa, uma arte apelidada de ikebana, são soluções minimalistas para espaços decorativos depurados. Veja como deve proceder.

    Plantas que combatem inflamações oculares

    Com a mudança de temperatura e os pólenes, chegam também as conjuntivites. Fernanda Botelho, especialista em botânica, dá a conhecer os benefícios de espécies como a eufrásia, a malva, a camomila, a flor de sabugueiro e a rosa.

  • Está na hora de dar cor, aroma e sabor à sua horta e ao seu jardim

    As semanas que antecedem a chegada do verão obrigam a arregaçar as mangas e a lançar mãos à obra. Saiba o que tem (mesmo) de fazer nesta altura.

  • Por que chamam à ulmária a aspirina dos boticários?

    Esta planta tornou-se célebre em 1838, quando foi feito o isolamento do ácido salicílico nela contido, que mais tarde foi sintetizado para constituir a base do famoso medicamento.

  • 4 boas razões para comer (ainda mais) rúcula

    Tem um travo ligeiramente picante que não é do agrado de todos mas também fornece nutrientes que ajudam a prevenir e a combater doenças. Saiba quais!

  • O que a lúcia-lima pode fazer pela sua saúde e pelo seu sono

    Rica em óleos essenciais, esta planta relaxa o sistema nervoso e combate enxaquecas, agitação e insónias. Tem também uma ação anti-espasmódica, aliviando cólicas gastro-intestinais e dores menstruais.

  • O que fazer para aproveitar as sementes do tomate

    Se tem uma pequena horta ou um canteiro livre em casa, pode aproveitar para cultivar este fruto. Veja os cuidados a ter para ser bem sucedido nesta tarefa.

    5 plantas que ajudam a limpar o fígado

    Essencial ao bom funcionamento do organismo, este órgão vital, constantemente irrigado, recebe cerca de um litro e meio de sangue a cada minuto. Veja as espécies botânicas que o protegem!

    Coroa de Natal personalizada

    Há cada vez mais gente a recorrer a esta solução decorativa para pendurar em portas e paredes. Uma ideia original para quem gosta de bricolage e de trabalhos manuais.

  • Avelãs ajudam a emagrecer (e não só!)

    São um dos frutos secos que mais contribui para o equilíbrio das dietas. Um novo estudo que resulta da análise de 29 investigações internacionais enaltece os benefícios nutricionais deste alimento.

  • Rúcula tem propriedades estimulantes e diuréticas

    Este vegetal, muito apreciado em saladas, é rico em ferro, em cálcio e em vitamina C e vitamina A. Saiba o que esta planta pode fazer pela sua saúde.

  • O apelo místico do Japão

    A beleza natural do Japão foi o princípio. Depois os templos, o culto da natureza e os jardins. Descubra os santuários da terra do sol nascente.

  • Quer saber como vão ser os jardins do futuro?

    Aproveitar as coberturas dos edifícios, terraços, varandas ou mesmo das garagens subterrâneas para criar espaços verdes é uma tendência que já se começa hoje a materializar

  • Sabe qual é o quinto sabor?

    O mais recente paladar reconhecido pela língua humana foi revelado ao mundo há cinco anos. Um enigma para os palatos ocidentais que muitos portugueses continuam a desconhecer

  • Como está a sua relação amorosa?

    Por vezes, achamos que está bem e, afinal, não está. Outras vezes sucede o contrário. Faça este teste e descubra já se existem motivos para preocupação

  • Plantas que interferem com o nosso dia a dia

    Cereais e bambús são algumas das poáceas que marcaram a história da humanidade mas existem mais espécies botânicas na origem de hábitos comuns

  • Como se livrar dos insetos nas plantas

    A Arge Rosae afeta rosas, azevinhos e outras variedades botânicas. Saiba como resolver o problema

  • Como fazer sementeiras caseiras

    Existem várias formas de potenciar o poder germinativo de uma semente. Saiba quais são as melhores formas de o conseguir e veja como deve proceder

  • 3 ideias para locais secos que não exigem obras nem grandes complicações

    Existem terrenos mais ressequidos que representam um desafio acrescido para os amantes de jardinagem. Mas também há soluções acessíveis!