Marmelada de laranja

Cor, consistência e sabor, vai encontrar tudo nesta deliciosa marmelada.

Ingredientes

  • Laranjas 2 unidade
  • Água 1 chávena (1/3 de água de escaldar as cascas da laranja + 2/3 água) -
  • Açúcar com pectina 1/2 chávena
  • Açúcar refinado 1/2 chávena
  • Sumo de ½ Limão - -
Criar lista de compras

Preparação

Use um descascador de vegetais para remover uma fina camada da casca exterior das laranjas. Caso algumas raspas ainda tenham camada branca do interior da casca, raspe-a com uma faca, de modo a eliminar a maior parte possível do albedo.

Use uma faca afiada e corte as aparas da casca em juliana bem fina.

Num tachinho coloque um pouco de água e as cascas de laranja. Leve ao lume e deixe ferver por dez minutos.  Depois, coe um pouco de água da cozedura, perfazendo 1/3 de chávena.

Reserve as cascas da laranja, podendo usá-las noutra receita – exemplo para esta receita de granola.

Agora, arranje as laranjas. Com a ajuda de uma faca muito bem afiada, corte as extremidades das laranjas (o topo e o fundo). Coloque a laranja em pé em cima de uma tábua de corte (os cortes das extremidades ajudam no apoio). Corte a casca no sentido do comprimento, retirando toda a película branca que envolve a laranja.

Agora que está toda descascada, dá para ver a película que separa os gomos, como uma linha fina. O corte da laranja tem que ser o mais rente possível a esta película, para o lado de dentro, de maneira a retirar os gomos limpos e deixar apenas a película ainda presa à laranja.

Este processo convém ser feito tendo por baixo uma taça para poder aproveitar todo e qualquer sumo que se liberte durante o processo. Repita o mesmo na outra laranja. Corte os gomos das laranjas em pedaços mais pequenos.

Numa panela média, coloque as laranjas e o sumo que libertaram, os açúcares, o sumo de limão e a água (1/3 da água da cozedura das cascas + 2/3 de água corrente).

Leve ao lume e deixe levantar fervura em fogo médio, depois reduza para lume brando, de modo a que a mistura mantenha a fervura, mas de um modo lento.

Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, ou atinja uma temperatura de 105 ºC, mexendo a cada cinco ou mais minutos, mas mantendo um olhar atento.

Nesta fase a marmelada terá ainda uma consistência líquida, mas gelatinosa. Ela ficará mais firme à medida que arrefece, e ainda mais se a colocar no frigorífico.

Transfira a marmelada para um recipiente limpo.

Dicas

Comentários

Lista de Ingredientes

Estes são os ingredientes que necessita