Adoçantes reduzem ingestão calórica e vontade de comer doces

Nos últimos anos vários estudos culparam os adoçantes pelo aumento dos casos de obesidade. Mas novos dados desmentem essa analogia e confirmam que adoçantes pouco calóricos podem ser uma ferramenta para ajudar a controlar o peso e combater o desejo de alimentos doces.
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As conclusões foram apresentadas no simpósio da Associação Internacional de Adoçantes (ISA), durante o Congresso Europeu de Obesidade, na semana passada no Porto.

John Sievenpiper, professor associado do Departamento de Ciências da Nutrição da Universidade de Toronto, no Canadá, diz que os adoçantes com baixo teor calórico ajudam a reduzir as calorias ingeridas, melhoram o peso corporal e têm influência nos fatores de risco cardiometabólicos. "Contrariando algumas preocupações, todas as indicações provenientes das provas de ensaios randomizados de mais alta qualidade apontam para um benefício", enfatizou Sievenpiper na apresentação de um estudo sobre o tema.

Já não é novidade para a comunidade científica que substituir o consumo de alimentos e bebidas açucaradas por alternativas, como adoçantes de baixas calorias, pode ajudar a reduzir o consumo de açúcar e a ingestão calórica. Mas ainda assim, este continua a ser um tópico de controvérsia. É para eliminar quaisquer dúvidas nesta área que surgem agora os dados de um trabalho do francês Marc Fantino, fisiologista da nutrição-

O ensaio clínico randomizado, que contou com a participação de 164 homens e mulheres saudáveis e com peso considerado normal, que ou eram consumidores regulares de bebidas dietéticas ou não consumiam bebidas com adoçantes, revelou “que tanto o consumo reduzido como o elevado de bebidas com adoçantes de baixas calorias (consumo diário de 660ml/dia por um período de quatro semanas) não estimula o consumo de alimentos nem aumenta a ingestão de calorias, quando comparado com a água, que é sugerida como o substituto preferido para as bebidas açucaradas”.

Charlotte A. Hardman junta a estes os resultados as conclusões de uma pesquisa, que ainda decorre, da Universidade de Liverpool (Reino Unido), que analisa os fatores fisiológicos que levam os consumidores a ingerir bebidas baixas em calorias. Charlotte A. Hardman observa que, com base nos resultados do estudo, “as preocupações com o peso corporal e as crenças positivas sobre a palatabilidade [aquilo que é agradável ao paladar] e o controlo do apetite são fatores determinantes para o consumo de bebidas com adoçantes de baixas calorias”.

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