Por vezes um pequeno recanto é suficiente para montar um espaço de trabalho caseiro, mas tenha em conta que será um sítio onde vai passar muitas horas, por isso, antes de tudo, que seja cómodo.

6 dicas para preparar o melhor espaço para estudar/trabalhar

1 - Criar um espaço dedicado

É importante criar uma barreira que separe a zona de trabalho da restante casa. Essa barreira visual que diz "aqui é onde começa o meu escritório" isola a zona de trabalho e também cria um limite onde "acaba" a casa. Não havendo uma divisão dedicada para essa atividade, é importante encontrar o mobiliário mais correto para delimitar esta zona.

No caso dos espaços de estudo para os mais jovens é importante conceber uma zona multifuncional e aproveitar da melhor forma a área disponível.

2 - Decorar o espaço ao seu gosto

É importante descobrir qual o estilo de decoração que mais agrada à criança (no caso do estudo) e a si (no caso de um espaço para trabalhar), de forma a aumentar o rendimento. Embora seja importante o espaço de trabalho não estar sobrecarregado para evitar distrações, também é importante que este esteja decorado ao gosto de cada um e com objetos e decorações inspiradoras que estimulem a criatividade.

3 – Ter uma cadeira confortável e ergonómica

O sofá pode parecer o sítio mais cómodo, mas com o tempo vai começar a sentir que afeta a sua motivação e a postura. Uma postura incorreta pode trazer consequências de saúde graves, como dificuldade no fluxo de sangue ao cérebro e tensão da coluna vertebral que podem ocorrer pouco tempo após estar sentado numa postura inadequada.
Investir em móveis confortáveis e ergonomicamente corretos traz inúmeros benefícios para a saúde.

4 – Colocar todo o equipamento tecnológico na mesma divisão

Os equipamentos necessários devem estar ao alcance da pessoa. Por exemplo, a impressora deve estar na mesma divisão, para evitar sair do seu espaço de trabalho, o que pode ser um motivo de distração.

5 – Uma secretária de trabalho faz toda a diferença

Existem diferentes tipos de secretária adaptáveis às necessidades de cada um.

6 – Área de trabalho bem iluminada

Ao criar um espaço de trabalho, é importante que esteja bem iluminado. Quando se trata de iluminação de mesa de secretária, deve considerar uma mistura de fontes de iluminação diferentes. Um candeeiro de teto preenche as necessidades de iluminação geral e para fornecer uma iluminação básica à divisão, que é importante para aliviar o esforço dos olhos e evitar o cansaço.

No entanto é essencial a iluminação na própria secretária. Um candeeiro de secretária com braço flexível é o ideal, assim como é importante iluminar toda a área de trabalho sem encadeamento ou sombras.

Dicas: Conforama

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.