Com a chegada do outono, chegam também as temperaturas incertas: ora está frio, ora está calor, de manhã chove e à tarde o sol brilha. Com estas irregularidades é importante reajustarmos a nossa alimentação, de forma a protegermo-nos das indesejadas gripes e constipações tão típicas desta época.

Há determinados alimentos que poderão fazer toda a diferença na promoção da sua saúde nesta altura do ano, se estiverem inseridos numa dieta equilibrada e adequada:

1. Sopa

Preparada com legumes, hortaliças e leguminosas, é uma ótima opção para combater as baixas temperaturas, saciar a fome e ainda enriquecer-nos com fibra, vitaminas e minerais. A fibra contribui para o bom funcionamento intestinal e regulação do colesterol sanguíneo, e as vitaminas e os minerais, essenciais ao organismo, podem ajudam a prevenir gripes e constipações. Além disso, a ingestão de sopa ajuda a hidratar o organismo e todos sabemos o quão difícil é beber, pelo menos, 1,5 L de água diariamente nesta época do ano.

2. Gengibre

Uma chávena quente de chá de gengibre é exatamente aquilo que precisa quando está com uma constipação. Este tem um poderoso poder anti-inflamatório que ajuda a limpar o congestionamento do nariz e da garganta. Alguns estudos demonstram ainda que tem também um poder antiviral que poderá prevenir o aparecimento da constipação ou gripe.

3. Alho

O alho estimula o sistema imunitário e possui propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas. Tanto previne o aparecimento de constipações e gripes como ainda poderá melhorar os sintomas. Adicione alho durante a confeção das suas refeições.

4. Pimento vermelho

O pimento vermelho é um alimento rico em vitamina C, que tem um papel muito importante no sistema imunitário, principalmente quando já se encontra doente. No entanto o pimento poderá ser indigesto para algumas pessoas, se esse é o seu caso então deverá evitá-lo.

5. Espinafres

Por ser um vegetal de folha verde-escura, é rico em vitamina E e C, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunitário. Consuma-o num batido e adicione frutas como laranja, kiwi, por exemplo, ou em cru numa salada com um pouco de azeite e limão enquanto estiver doente para melhorar os sintomas.

6. Aveia

Quando estiver doente, experimente fazer papas de aveia quentes. Os flocos de aveia são uma excelente fonte de vitamina E, que estimula o sistema imunitário. Por outro lado, contém polifenóis (antioxidantes) e fibras que também fortalecem o sistema imunitário e promovem a saciedade.

7. Curcuma

A curcumina, o composto natural da curcuma é um potente composto anti-inflamatório. Foi demonstrado que aumenta a atividade das células imunes e melhora a ação dos anticorpos (os “soldados” do seu corpo). Certifique-se que combina a curcuma com pimenta preta de forma a aumentar significativamente a absorção de curcumina. Experimente fazer a bebida “Golden Milk” - adicione a uma bebida vegetal (bebida de amêndoa, por exemplo), adicione gengibre, curcuma, pimenta preta, canela e óleo de coco.

As recomendações são da nutricionista Catarina Sofia Correia Catarina, da Clínica Tejo Saúde em parceira com o Fitness Hut - Grupo VivaGym.

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