Quando o icónico estilista e designer da casa Chanel, Karl Lagerfeld, faleceu em fevereiro, deixou um legado que será para sempre associado ao luxo, ao glamour e a algumas das maiores estrelas de Hollywood.

Antes de ingressar na Chanel em 1983, a célebre carreira de Lagerfeld incluiu uma série de outros trabalhos noutras casas europeias igualmente famosas entre os mais abastados, como Fendi, Chloe, Patou e Balmain. Mas não foi até janeiro de 2014, quando a Palm Beach Modern Auctions apresentou a sua venda "Lagerfeld + Liz", que o mundo da moda teve conhecimento sobre os primórdios de Lagerfeld com a Casa de Tiziani em Roma. Este leilão incluiu um número de esboços originais de Lagerfeld do arquivo de Tiziani e foi 100% vendido.

A 18 de abril de 2019, a nova divisão da Palm Beach Modern Auctions, a Urban Culture Auctions, oferecerá o que se acredita ser os últimos esboços remanescentes do extenso arquivo. “A pessoa de Palm Beach que herdou o arquivo, destinou-nos a maior parte do seu conteúdo para a venda de 2014, mas mesmo nós não sabíamos se ele teria guardado alguns dos esboços favoritos para a sua coleção pessoal. Agora ele decidiu deixar uma nova geração tornar-se nos cuidadores destas obras de arte insubstituíveis ", disse Rico Baca co-proprietário da Urban Culture Auctions.

esboços karl lagerfeld
Esboços Karl Lagerfeld créditos: PRNews

A procura por parte de um determinado público foi o que motivou este novo leilão com 125 lotes das principais coleções de Tiziani / Lagerfeld. "Houve tanta publicidade sobre a nossa venda em 2014 que, após a morte de Karl Lagerfeld, o nosso telefone começou a tocar com chamadas de colecionadores, museus e executivos da indústria da moda, perguntando se tínhamos mais croquis disponíveis para comprar", disse Baca.

Muitos dos esboços são coloridos à mão e têm notas a lápis nas laterais ou no fundo, um testemunho do processo de design intensamente pessoal de Lagerfeld. Além disso, muitos têm amostras de tecido originais anexadas.

De particular importância são os sete portfólios de Lagerfeld, cada um contendo entre 22 a 44 esboços originais. Cada portfólio está estimado em US $ 2.000 - US $ 4.000. Esboços individuais estão estimados em US $ 1.000 a US $ 1.500, enquanto os dois modelos especiais desenhados para Elizabeth Taylor podem ser vendidos por e até US $ 3.000 cada.

A coleção é especial, além do óbvio, por várias razões, disse Baca. "Além do facto de que estes esboços são obra de um dos mais brilhantes costureiros do último meio século, também são muito raros e poderiam não ter sobrevivido se tivessem permanecido na posse de Lagerfeld". Em 2007, o estilista disse ao The New Yorker: "Eu deito tudo fora", apontando para um caixote do lixo próximo, cheio de esboços.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.