O incêndio que atingiu a Catedral de Notre-Dame de Paris na tarde e na noite de ontem e que só seria extinto esta madrugada gerou uma onda de indignação internacional que, à semelhança de muitas outras, também tomou de assalto a internet. Os parisienses e os muitos turistas que visitavam a capital francesa foram surpreendidos pelo fumo e pelas labaredas no pináculo daquela que é a catedral mais fotografada da Europa.

Milhares registaram o momento e partilharam-no nas redes sociais. "Uma tristeza imensa, recordações de infância e toda uma história que desaparecem por entre o fumo", lamentou uma parisiense no Instagram, na legenda de uma das fotografias do incêndio que, nas últimas horas se tornaram virais, como é o caso das que pode ver na galeria de imagens que se segue. "Estou triste com o sucedido", reagiu Chirag Parmar.

"É um dos locais mais icónicos que alguma vez visitei", reagiu o poeta oriental. "Não há palavras", digitou, incrédula Sadie Croft. Edificada na Île de la Cité em Paris, em 1163, aquela que é a catedral mais visitada e fotografada em todo o mundo é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Atacada e destruída por várias vezes desde o século XVII, esteve perto de ser incendiada por revoltosos nos tumultos de 1871.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.